Para ter acesso ao Portal de Periódicos da Capes em sua residência (fora do campus da Universidade)

Em seu Navegador Internet Explorer, clicar  em Ferramentas => Opções da Internet => Conexões (nesta caixa aparece Configurações rede Local (LAN)); clicar em Configurações da LAN (aparecerá a caixa de configurações rede Local (LAN)), marque a opção usar um servidor proxy para esta conexão e coloque o seguinte endereço:

ns.ufrrj.br  – Porta: 3128 .Clicar OK!  Acesse qualquer página e veja que aparecerá uma caixa pedindo usuário e senha. Coloque como usuário  a sua conta de correio sem a extensão @ufrrj.br e em seguida a sua senha de correio eletrônico. Pronto! Você está logado a UFRRJ e pode usar todos os serviços internos da UFRRJ.

DICA: Faça download de um outro navegador (Firefox) e configure exclusivamente para este tipo de acesso.

Configurações:

No Firefox:
1) Abrir o navegador e escolher no menu superior a opção Editar -> Preferências -> Avançado -> Configurar conexão
2) No espaço “Acesso à Internet”, marque a opção “Configuração manual de proxy”
3) Preencha com as seguintes informações:
HTTP: ns.ufrrj.br
Porta: 3128
4) Marque a opção “Usar este proxy para todos os protocolos”
5) Clicar em “OK”
6) Acesse qualquer site e aparecerá uma caixa pedindo usuário e senha. Coloque como usuário a sua conta de correio sem a extensão @ufrrj.br, e a sua senha de correio eletrônico.
7) Pronto! Você está logado a rede interna e pode usar todos os serviços internos da UFRRJ.

CapesPortalPeriodicos

Uma história de sucesso

Em nove anos, o Portal se consolidou como uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil. Veja algumas vantagens que ele oferece ao público usuário:

Facilidade de acesso à informação científica: o Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo. Com uma simples consulta feita pelo computador, usando critérios como autor, assunto ou palavra chave, é possível acessar, selecionar e recuperar as informações desejadas.

Acesso a conhecimento atualizado: os artigos, livros e patentes que acabaram de ser publicados nos Estados Unidos, Ásia e Europa podem ser recuperados em tempo real por meio do Portal de Periódicos. São informações confiáveis e de alta qualidade, que permitem que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado e produza trabalhos em sintonia com o melhor da produção científica mundial.

Democratização do acesso à informação: com o Portal de Periódicos, um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino superior na Amazônia tem acesso ao mesmo conhecimento que os colegas no Sul e Sudeste do Brasil e também dos concorrentes no exterior. Trata-se, na verdade, do portal de bibliotecas com a maior capilaridade do mundo, cobrindo todo território brasileiro! Além disso, a centralização das assinaturas pela Capes possibilita economias de escala na negociação dos valores junto aos editores internacionais. Ganha, com isso, a sociedade brasileira, que paga bem menos para financiar a produção científica nacional.

Inserção internacional do conhecimento científico: ao utilizar o Portal, o pesquisador tem acesso direto à produção dos autores, periódicos e sociedades internacionais mais conceituados da sua área. Isso garante densidade à sua produção acadêmica. Conhece ainda o funcionamento da Ciência Mundial dentro da sua área de atuação. Essas informações são fundamentais para que ele também divulgue melhor a sua produção e passe a ser reconhecido internacionalmente.