Backup

Serviço

Backup

Descrição

Aplicação de técnicas e ferramentas para efetuar a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais.

Responsáveis

Núcleo de Tecnologia da Rede Institucional

Contrato de Serviço

– Escopo do Serviço;

Definição de ferramentas e técnicas para a realização de cópia de segurança todos os dados institucionais definidos como sensíveis na Politica de Segurança da Informação e Comunicação da UFRRJ e, portanto, passíveis de cópias seguras.

– Responsabilidades do Cliente

Reportar qualquer problema relacionado a perda de dados ou a necessidade de que o mesmo seja armazenado com a devida cópia de segurança.

– Responsabilidades do Provedor de Serviços

Instalar e administrar todos os recursos necessários para o correto funcionamento da serviço de Backup;

Efetuar testes periódicos nas cópias de segurança, conforme definido na Politica de Segurança da Informação e Comunicação da UFRRJ;

Restaurar os dados através das cópias de segurança de forma imediata em caso de incidente que ocasione perda de dados;

Gerenciar os recursos de hardware e softwares utilizados para manter a solução de backup.

– Tempo de atendimento

Atendimento imediato, nos horários de expediente, após identificação de incidentes.

Nos caso de incidente fora do horário de expediente, o atendimento será realizado conforme plano de continuidade do negócio.

Gerenciamento de Serviço

O serviço será oferecidos à comunidade universitária com disponibilidade 24/7, exceto nos casos de paradas planejadas para manutenção ou problemas que independem da própria UFRRJ em sua totalidade, como desastres naturais.

Durante um ano o serviço de Backup poderá ficar indisponível por no máximo 438 horas (5% do tempo total), sendo 20% das paradas referentes às horas planejadas para manutenção e 80% de paradas ocasionadas por outros incidentes.