O acesso aos Periódicos da Capes agora permite uma nova maneira de acesso para a comunidade universitária da UFRRJ. Agora não é mais necessário efetuar nenhuma configuração no navegador de internet, como era preciso fazer antes, o que dificultava o acesso ao serviço pois esse procedimento era diferente para cada navegador utilizado pelo usuário, além de ter que realizar essa configuração em cada dispositivo (Computador, Notebook, tablet, smartphone etc).

Isso era necessário para que o site dos Periódicos da Capes reconhecesse que o acesso às publicações tinham como origem a rede da UFRRJ, confirmando que a pessoa que estava acessando fazia parte da comunidade universitária da instituição. Por isso, quando os usuários não estivessem acessando os Periódicos à partir da rede de um dos Campi da UFRRJ, precisavam configurar nos navegadores de internet o servidor “proxy” disponibilizado pela NUTRI/COTIC. Esse servidor, localizado dentro da rede da Rural, servia de intermediador para os usuários acessarem o conteúdo da Capes.

O que muda à partir de agora?

Agora os usuários que possuem o email da UFRRJ (@ufrrj.br) serão identificados pelos Periódicos Capes como integrantes da comunidade acadêmica da UFRRJ, ao se autenticarem diretamente no site utilizando a opção Acesso CAFE.

A CAFe (Comunicação Acadêmica Federada) é uma federação de identidade, gerida e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, o usuário mantém todas as suas informações de login (usuário e senha) na instituição de origem e pode acessar serviços conveniados à CAFe por outras instituições participantes, como é o caso dos Periódicos Capes.

Então, como eu faço para acessar os Periódicos da Capes usando a CAFe?

Acesse normalmente o Portal de Periódicos da Capes no site: http://www.periodicos.capes.gov.br. Clique no link ACESSO CAFE, exibido no topo da página conforme mostra a figura abaixo:

Será aberta a tela abaixo onde deverá ser escolhida a UFRRJ após clicar na lista indicada pela seta. Após selecionar a UFRRJ, clique no botão Enviar:

Agora, será apresentada a tela de autenticação da CAFe para os usuários da UFRRJ, reproduzida abaixo. Informe seu e-mail da Rural no primeiro campo e no segundo campo, informe a mesma senha utilizada para acessar o email e clique no botão “LOGIN”:

Na tela seguinte, recomendamos deixar marcada a opção padrão sobre o compartilhamento de informações com o serviço utilizado. O serviço no caso é o Portal de Periódicos Capes, que receberá o seu nome completo e o seu endereço de email da Rural. Clique no botão “ACEITAR”:

PRONTO! Após esses passos você já estará autenticado no Portal de Periódicos da Capes e o site reconhecerá que você é um usuário vinculado à UFRRJ, liberando seu acesso às publicações disponibilizadas. Observe que na parte superior da tela será mostrado seu nome completo (representado no exemplo por “Nome do Usuário“:

Bons estudos!