gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mudança no acesso sem fio: rede UFRuralRJ será desativada e substituída pela nova rede UFRRJ em 06/10/2025

Postado em 29 de setembro de 2025

Visando aprimorar a segurança e a praticidade na conexão dos usuários ao Wi-Fi da UFRRJ, no dia 6 de outubro de 2025 a antiga rede sem fio “UFRuralRJ” será desativada sendo substituída pela nova rede “UFRRJ”, estritamente nas dependências da UFRRJ em Seropédica.

O que muda com a nova rede UFRRJ?
A principal mudança está na forma de autenticação. A senha específica que era utilizada para a rede antiga não será mais necessária. O acesso à nova rede “UFRRJ” será realizado de maneira mais segura e integrada, utilizando credenciais já usadas habitualmente no dia a dia.

Haverá duas formas de se conectar:
1 – Autenticação SIG: Utilizando o mesmo login e senha já usados para acessar o SIG da UFRRJ, como o SIGAA, SIPAC e SIGRH.
2 – Autenticação Gov.BR: Conectando-se utilizando as credenciais da conta Gov.BR do Governo Federal.

Benefícios da mudança
Essa atualização traz vantagens significativas para todos os usuários:
– Mais Segurança: A nova forma de acesso está alinhada com o Decreto nº 8.936/2016, que promove o uso de mecanismos de autenticação digital mais seguros para o acesso a serviços públicos.
– Maior Conveniência: Ao utilizar as credenciais já existentes do SIG ou Gov.BR, não será mais preciso memorizar uma senha adicional para o Wi-Fi institucional da UFRRJ.

Como se conectar à nova rede?
Para facilitar essa transição, a COTIC elaborou um manual simplificado com o passo a passo para se conectar à nova rede “UFRRJ”: [Clique aqui para acessar o Manual de Acesso à Rede sem Fio UFRRJ]

É recomentado que todos os membros da comunidade da UFRRJ (alunos, professores, técnicos-administrativos e visitantes) se familiarizem com esse novo procedimento.

Observações finais
Essa mudança aplica-se estritamente no acesso à rede Wi-Fi. Na rede cabeada será mantida a mesma forma de acesso já realizada hoje, por ora não havendo mudanças.

Nas unidades da UFRRJ em Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Três Rios será mantida a mesma forma de acesso já realizada hoje, por ora não havendo mudanças.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, deve-se entrar em contato com a COTIC através do e-mail cotic@ufrrj.br , pelo telefone (21)2681-4636 ou presencialmente na sala nº 26 do Prédio Principal (P1) em Seropédica.

Pular para o conteúdo