Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

 

A metodologia de Desenvolvimento de Sistemas adotada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação é o SCRUM.

 

Metodologia de Gerenciamento de Projetos

 

A metodologia de Gerenciamento de Projetos adotada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação é aderente ao PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

A critério da UFRRJ, a metodologia de gerenciamento de projetos adotada poderá sofrer alterações que impliquem na produção de novos controles e novos artefatos de planejamento e gerenciamento.

 

Do Fluxo e Planejamento da Demanda

 

As demandas pelos gestores de sistemas são registradas num canal de entrada único, de gestão exclusiva dos servidores de TI da UFRRJ. A partir de priorização definida, a demanda será designada à área responsável.

 

Da ferramenta de gestão de demandas

 

O modelo de prestação de serviços aqui descrito poderá ser automatizado por um Sistema de Gestão de Demandas de TI.

 

Do planejamento do atendimento

 

Ao receber a demanda, a central de atendimento deverá promover o levantamento necessário para resolução da demanda. Poderá haver necessidade de contato com o gestor do sistema, com apoio da equipe de TI, para complementar esse levantamento.

 

Do atendimento da demanda

 

Os artefatos produzidos referentes às fases de requisitos, análise e projeto serão submetidos à aprovação da Gestão da Coordenadoria de Informática, que a seu critério, pode efetuar esta validação ou não.

 

Do horário de demanda dos serviços

 

O expediente de trabalho da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação é de 8h às 17h que deve ser levado em consideração para quaisquer cálculos neste documento que apontem horas úteis. Havendo qualquer alteração no horário de funcionamento da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação a Universidade será formalmente comunicada.

 

Dos Requisitos a serem considerados na definição de métricas e parâmetros Produto

– Acessibilidade – O sistema pode estar disponível, porém não acessível.

– Confiabilidade – No que tange a satisfação e reputação do serviço, ou do negócio.

– Desempenho – Número de requisições fornecidas em um dado tempo x tempo entre o envio e o recebimento de resposta.

– Disponibilidade

– Interoperabilidade- Capacidade do produto se comunicar com outros sistemas.

 

Referentes a Organização

– Capacidade de Infraestrutura

– Funcionários competentes tecnicamente

– Previsão de continuidade do serviço

– Tecnicamente competente na área de negócio

– Utilização de padrões

 

Relativos ao processo

– Controle de mudanças

– Controle de qualidade do processo de software – se for redes ou hardware recomendo aplicar em outro produto.

– Controle de versões

– Desenvolvimento de gerenciamento de requisitos

– Manutenção

– Segurança

– Suporte e/ou Help Desk

– Teste

 

Das severidades

 

 

 

 

Severidade

Descrição

Alta

O serviço não está disponível e não existe nenhuma alternativa para os usuários efetuarem trabalho.      A não realização do serviço pode resultar em perda de benefícios ou receitas monetárias para a Instituição e o não atingimento de sua missão.

Média

O serviço está seriamente afetado ou não está disponível para um grupo de usuários, e não existe alternativa para efetuar o trabalho.                              

A não realização do serviço pode resultar em perda de produtividade ou pode por em risco benefícios e receitas monetárias.

Baixa

O serviço a um usuário individual está afetado, causando dificuldade para efetuar seu trabalho normal, existem alternativas disponíveis para efetuar o trabalho, embora outras atividades possam ser afetadas enquanto se espera a resolução do problema.

A não realização do serviço pode resultar em redução da produtividade porém não afeta benefícios ou receitas monetárias.